Promotor questiona Prefeitura sobre lago na Aclimação

O Ministério Público Estadual (MPE) vai pedir à Prefeitura de São Paulo esclarecimentos sobre o incidente, anteontem, no Lago da Aclimação. Em obras, o vertedouro de emergência construído para regular o nível do lago não suportou a chuva. A água inundou as casas vizinhas, destruiu o campo de futebol nos fundos do parque e carros estacionados nas ruas do entorno.

O MPE já havia instaurado, em 1993, inquérito civil para apurar os níveis de poluição do lago – as investigações se intensificaram após o rompimento do vertedouro e o consequente esvaziamento do lago, em 2009. O processo foi arquivado porque, de acordo com a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, tão logo começaram as obras de limpeza e reconstrução do vertedouro “as condições de manutenção do lago estavam adequadas e as obras, em andamento”.

“Agora temos um fato novo, um transbordamento que ainda não se confirmou. Por isso vamos pedir à Prefeitura informações sobre um eventual comprometimento das obras”, afirma o promotor Marcos Lúcio Barreto. Se o extravasamento for confirmado, o inquérito pode então ser reaberto. “O fato é que as obras não estão concluídas, então temos uma margem de tolerância”, diz Barreto.





A retirada de lodo do lago começou em junho; a substituição do vertedouro, em setembro. O prazo inicial de conclusão da última obra era de cinco meses – a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente afirmou ontem, porém, que o término será em abril. O novo equipamento terá capacidade para dar vazão a 110 milhões de litros de água e por isso deve suportar melhor chuvas fortes como as de anteontem.

A Prefeitura afirma que o que transbordou anteontem foi “o canal, não o lago” – moradores do local relatam um “tsunami” vindo do lago, impulsionado pela baixa capacidade de vazão desse canal, o vertedouro provisório. “Trabalho aqui há anos e nunca vi nada igual. A água subiu mais de um metro e estragou os três carros na nossa garagem”, diz Jorge de Freitas, funcionário de uma loja de informática nos fundos do parque no bairro Aclimação.

Granizo. Ontem, choveu granizo nas regiões norte, leste e central da capital, que registrou dez pontos de alagamento até as 19 horas.

Fonte: O Estado de S. Paulo





Deixe seu comentário