“Colori as escadas da Aclimação”

As referências são muitas e misturadas. Imagine um balaio com as paisagens do ilustrador japonês Ando Hiroshige, as imagens surrealistas de Salvador Dalí e os mosaicos do espanhol Gaudí. Essa miscelânea é o que inspira a artista plástica paulistana Catarina Gushiken, 29. Muitos dos desenhos dela já estamparam de camisetas a muros da cidade.

Durante seis anos, ela trabalhou como ilustradora de moda. Foi na Cavalera, marca que faz referências diretas à cidade em suas coleções, que seu traço ganhou fama. Em 2006, inaugurou ateliê próprio. A princípio, seu QG era na alameda Franca, no Jardim Paulista (zona oeste). Cansou do trânsito e, no ano passado, mudou-se para bem perto de sua casa, na rua Topázio, na Aclimação (zona sul).

Qual a característica do vestuário de quem vive em São Paulo?
Acredito que o paulistano opte por roupas confortáveis, que possam tranformar-se com o uso de alguns acessórios e com as quais possa transitar em diversos ambientes.

Qual é o seu canto preferido?
Amo o meu bairro. Moro na Aclimação, um lugar que está perto do centro e da Liberdade, bairros pelos quais gosto muito de passear. É também um lugar bastante arborizado.





O que você redesenharia no bairro?
Ando muito a pé pelo Bairro da Aclimação e passo por cantos abandonados e sem cor. As casinhas antigas e lindas misturam-se aos novos prédios luxuosos, que, particularmente, não gosto tanto. Então, separei meus domingos para ilustrar o bairro. Comecei colorindo um escadão que estava cinza e deserto e recebi muitos elogios dos moradores da região.

Existe alguma região que você gostaria de pincelar?
São Paulo tem pouco cuidado com o patrimônio histórico. Acho fundamental restaurá-lo para que não se perca a história da cidade. Na semana passada, um amigo me levou até a Vila Itororó, um dos símbolos do Bexiga. Ela é considerada uma das construções mais extravagantes da cidade dos anos 1920, mas está absolutamente degradada.

Qual pesadelo paulistano atormenta sua vida?
O trânsito e os transportes públicos lotados. Me livrei deles quando mudei meu estúdio para um lugar a cinco quadras da minha casa. Hoje, faço tudo caminhando. Quem sabe um dia crio coragem para usar mais a bicicleta.

Onde encontrar itens de decoração e design?
Adoro garimpar objetos e móveis antigos. Tenho uma penteadeira dos anos 1930 que eu amo. A avenida São João é um excelente lugar para fazer isso.

Fonte: Folha de S. Paulo





Deixe seu comentário