Camerata Erudita em apresentações gratuitas de Bach, Vivaldi, Mendelssohn, Mozart e Mascagni na Aclimação

Dias 21 e 22 de setembro de 2012, o grupo paulistano Camerata Erudita faz concerto gratuito de obras de compositores nacionais e internacionais na Oficina Cultural Oswald de Andrade e no Parque da Aclimação, respectivamente, com regência do maestro Miguel Forte. Dia 29 de setembro, o grupo volta a se apresentar na cidade, às 11 horas, na Biblioteca Pública Chácara do Castelo, na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. O grupo tem como prática convidar solistas para suas apresentações. No próximo concerto da Oficina Cultural Oswald de Andrade haverá a participação de Hanry Dawson, Cleiton Moraes e Sergio Schreiber.

O repertório atual da Camerata Erudita é composto pelas obras Concerto para dois violinos BWV 1043, de Bach (solistas Hanry Dawson e Cleiton Moraes), Concerto para violoncelo em dó menor, de Vivaldi (solista Sérgio Schreiber), Sinfonia nº 2 para orquestra de cordas, de Mendelssohn, Bachianas Brasileiras 4 (prelúdio), de Villa-Lobos, Divertimento para cordas em ré maior, de Mozart e Intermezzo Sinfonico da Cavalleria Rusticana, de Mascagni.

Camerata Erudita

A Camerata Erudita é uma orquestra de câmara criada e idealizada pelo maestro Miguel Forte. Seu objetivo consiste na execução e divulgação da chamada “música de câmara”, originalmente escrita para pequenos espaços. Seu maestro e seus integrantes viram nesse trabalho a oportunidade de escolher seu repertório e disseminar o conhecimento adquirido em diferentes trabalhos profissionais na área musical. Composta por quinze integrantes, a grande maioria jovens participantes de companhias de óperas, grupos de câmara e orquestras sinfônicas da cidade de São Paulo, a Camerata Erudita vem se destacando pelo critério na escolha de seu repertório e também pela busca da excelência na execução dos mesmos, valendo-se sempre de grandes nomes da música nacional para transmitirem seus conhecimentos, buscando assim formar sua própria identidade.

 

Maestro MIGUEL FORTE

Iniciou seus estudos de regência aos quatorze anos de idade com o professor Walter Novaes. Em 1989 ingressou no Departamento de Música do Seminário Teológico e Musical de São Paulo sob a orientação do Maestro Jorge Sarmientos filho. Em agosto do mesmo ano participou de Masterclass com o Maestro Jorge Sarmientos, Compositor e Diretor Musical e Artístico da Orquestra Sinfônica Nacional da Guatemala. Participou do 2º Seminário Música e Adoração com o Maestro João Wilson Faustini, reconhecido como um dos maiores nomes da música sacra no Brasil. Em 1995 participou do curso de regência coral ministrado pela maestrina Mara Campos na Travessia Oficina de Música. No ano de 2000 iniciou seus estudos de violoncelo sob a orientação da violoncelista Ivana Dudnik e em 2001 passou a obter aulas regulares com a violoncelista Heloisa Meirelles. Desde 2003 está sob a orientação do violoncelista Ricardo Fukuda. Atuou como violoncelista da Cia. Paulista de Música e em 2005 ingressou como violoncelista do Núcleo Universitário de Ópera, dirigido pelo Maestro Paulo Maron, onde atua como chefe de naipe. Esteve ainda sob a orientação do Maestro Paulo Maron em estudos de regência orquestral e em 2009 participou do curso de extensão em regência orquestral na Faculdade Cantareira, ministrado pelo Maestro Sérgio Schnee.





Repertórios

Para o concerto da Oswald dia 21/09:

Concerto para dois violinos BWV 1043 de Bach (solistas Hanry Dawson e Cleiton Moraes)

Concerto para violoncelo em dó menor de Vivaldi (solista Sérgio Schreiber)

Sinfonia nº 2 para orquestra de cordas de Mendelssohn

Para o concerto do Parque da Aclimação dia 22/09:

Bachianas Brasileiras 4 (prelúdio) – Villa-Lobos

Divertimento para cordas em ré maior – Mozart

Sinfonia para cordas nº 2 em ré maior – Mendelssohn
Intermezzo Sinfonico da Cavalleria Rusticana – Mascagni

Para o concerto da Biblioteca Chácara do Castelo dia 29/09:

Divertimento para cordas em ré maior – Mozart

Sinfonia para cordas nº 2 em ré maior – Mendelssohn
Intermezzo Sinfonico da Cavalleria Rusticana – Mascagni

 

Serviço

Dia 21 de setembro de 2012, às 20h30, entrada franca

Local Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 –  Bairro do Bom Retiro – São Paulo/SP

Fone 11 3222 2662 Lotação 90 lugares

Duração 50 minutos Recomendação livre

Entrada franca – retirar os ingressos com meia hora de antecedência

 

Dia 22 de setembro de 2012, às 11h, aberto ao público

Parque da Aclimação – Quiosque

Rua Muniz de Sousa, 1119 – Bairro da Aclimação – 01534-001 – São Paulo/SP
Fone 11 3208-4042

Duração 40 minutos Recomendação livre

 

Dia 29 de setembro, às 11 horas, entrada franca

Local Biblioteca Chácara do Castelo

Rua Brás Lourenço, 333 – Jardim da Glória – 04113-010 – São Paulo/ SP

Fone 011 5573-4929

Duração 40 minutos Recomendação livre

Entrada franca – retirar os ingressos com meia hora de antecedência





Deixe seu comentário