Aclimação é um bairro nobre localizado na região central da cidade de São Paulo. Pertence ao distrito da Liberdade, administrado pela Subprefeitura da Sé.

Apesar de sua localização, o bairro Aclimação é um dos mais jovens de sua região, a central. Nasceu no século XX, depois que outros de perfil mais aristocrático, como: Higienópolis, Pacaembu, Campos Elísios, ou mesmo industriais, como o Brás, haviam surgido. Todos desenvolveram-se a partir do loteamento das antigas chácaras e fazendas que tomavam as terras da capital, circundando os vários “caminhos de tropeiros”, que faziam a ligação entre o centro da cidade, o sertão e o litoral. Havia o Caminho do Carro para Santo Amaro, que seguia por onde hoje estão as avenidas da Liberdade, Vergueiro e Domingos de Morais em direção ao distante povoado de Santo Amaro. Havia também o Caminho de Pinheiros, que partia da Sé, atravessava o Vale do Anhangabaú e descia pela atual rua da Consolação em direção ao que na época era um povoado indígena. Havia ainda um caminho para Minas Gerais, um para Goiás e também o Caminho do Mar ou Estrada de Santos, que descia a Rua da Glória, atravessava o rio Lavapés (hoje canalizado e oculto sob o nível da rua), seguia pelo Ipiranga e acabava em Santos.

O local que deu origem ao bairro da Aclimação é uma área sinuosa, cheia de morros e baixadas, um triângulo conhecido como Sítio Tapanhoin, demarcado pelo Caminho do Mar e pelos córregos Lavapés e Cambuci. Foi essa área que Carlos Botelho, médico nascido em Piracicaba e formado em Paris, adquiriu em 1892, em busca da realização de um desejo nascido na capital francesa: a criação de uma versão brasileira para o Jardin d’Acclimatation, que, entre outras atrações, possuía um zôo e servia de base para a aclimatação de espécies exóticas, além de experiências envolvendo reprodução e hibridação de animais. Assim, o nome indígena deu lugar à inspiração francesa no que passou a se chamar Jardim da Aclimação, origem do atual Parque da Aclimação e de todo o bairro.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Aclimação

Curiosidade: Qual o significado do nome do bairro Aclimação?
Aclimação: de Jardim d´Acclimation (Paris)

Notícias da Aclimação

Blog do Guia do Bairro Aclimação

Limites – Bairros Vizinhos – Centro SP

Liberdade, Vila Mariana, Ipiranga.

Dados Principais sobre a Aclimação

Renda média: R$ 2.333,84
IDH: 0,936 – muito elevado
Subprefeitura: Sé
Região Administrativa: Centro
Área Geográfica: Centro Expandido

Vídeo sobre o bairro da Aclimação

Mapa Aclimação – Ver outros: Mapa São Paulo