Biblioteca Raul Bopp na Aclimação

Biblioteca Raul Bopp na AclimaçãoA Biblioteca Raul Bopp na Aclimação é uma biblioteca temática em Meio Ambiente.

Ela foi inaugurada em 30 de maio de 2009 disponibilizando um rico acervo sobre o tema e com a curadoria do ambientalista Fábio Feldmann.

 

 

 

História da Biblioteca

A Biblioteca da Aclimação foi criada juntamente com outras bibliotecas e parques infantis municipais na década de 1950, porém o prédio, cuja construção foi concluída em setembro de 1956, foi ocupado pelo Núcleo Educativo das Crianças Deficientes Auditivas até o final de 1960, hoje EMEE Helen Keller, localizada num prédio próximo.

Alguns meses depois, instalou-se no prédio por um curto período a Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura, e após sua saída, a biblioteca finalmente se instalou e foi inaugurada em 21 de fevereiro de 1961 com o intuito de facilitar o acesso dos estudantes das unidades de ensino mais próximas à leitura e à informação.

Em setembro de 1973 a Biblioteca da Aclimação passou a ser denominada Biblioteca Infanto-Juvenil Ophélia França, em homenagem à bibliotecária e servidora pública que se dedicou aos serviços prestados às crianças e aos jovens da cidade de São Paulo na área de bibliotecas infanto-juvenis.

A partir de outubro de 2005 esta biblioteca teve seu nome alterado para Raul Bopp, em homenagem ao poeta modernista.

A Secretaria Municipal de Cultura dando continuidade ao projeto de Bibliotecas Temáticas e inaugurou, no dia 30 de maio de 2009, a Biblioteca Temática em Meio Ambiente Raul Bopp. 

Acervo

A Biblioteca possui um acervo especializado no tema de meio ambiente.

Sua composição engloba livros, publicações e estudos, abordando assuntos como aquecimento global, desenvolvimento sustentável, Amazônia e preservação ambiental entre outros. 

Com mais de 500 títulos, a grande maioria do acervo temático está em língua portuguesa; há também algumas edições bilíngües e edições de arte de alta qualidade.

O acervo temático é bastante utilizado pelo público universitário, que consulta livros relacionados a biologia, direito e química ambiental.

Há na biblioteca também livros infantis, almanaques e dicionários ambientais. 

Pesquise no catálogo online do Sistema Municipal de Bibliotecas utilizando os termos meio ambiente, qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, biodiversidade, aquecimento global, poluição, camada de ozônio, ecologia, ecossistemas, educação ambiental e globalização - aspectos ambientais. 

Acervo geral


A Biblioteca Raul Bopp conta com um acervo de aproximadamente 35 mil exemplares que é constituído por livros de literatura e informação, revistas, atlas, multimídia, etc.

Biblioteca Raul Bopp na Aclimação
Endereço: Rua Muniz de Souza, 1155 - Bairro Aclimação - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3208-1895

e-mail oficial: bmraulbopp@yahoo.com.br




Sobre o EncontraAclimação
Fale com EncontraAclimação
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Aclimação no Facebook siga o Encontra Aclimação no Twitter Encontra Aclimação no Google+


Termos EncontraAclimação | Privacidade EncontraAclimação